terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Perguntas e Respostas com Luiz Amaral - Parte 2

Agora que já entendemos o que é uma Gramática Pedagógica, levantamos a seguinte questão:


O que diferencia as gramáticas pedagógicas do ProDoclin?
         Diferentemente de outros materiais que descrevem as línguas indígenas com um foco na forma gramatical, as gramáticas pedagógicas do ProDoclin são desenvolvidas com base em teorias de aprendizado e aquisição de língua. O objetivo é criar um material adequado ao aluno indígena, levando em consideração sua língua nativa e seu processo de aprendizagem.
No contexto de línguas indígenas, por exemplo, muitas vezes encontramos materiais chamados de “pedagógicos” escritos totalmente em português, apenas apresentando os exemplos na língua indígena. Didaticamente isso não faz nenhum sentido. Nenhum falante de português no Brasil aceitaria que seu filho tivesse aulas de língua portuguesa usando um livro escrito em alemão com apenas os exemplos em português. Por que seria diferente com o ensino de línguas indígenas? A abordagem usada nas gramáticas pedagógicas do ProDoclin não somente segue teorias atuais de aprendizagem como também se adequa às diretrizes do Ministério da Educação para o ensino de língua materna nas escolas. Sabemos que no ensino de língua a “decoreba” de conceitos gramaticais não tem nenhum valor pedagógico. Por isso o MEC faz recomendações explícitas sobre a necessidade de se estudar a língua com foco no seu uso, visando melhorar as habilidades de comunicação e expressão dos alunos. Por serem gramáticas de uso, as gramáticas pedagógicas do ProDoclin apresentam as formas linguísticas em situações cotidianas enfatizando a conexão entre a língua falada nas aldeias e as formas gramaticais existentes.

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