Tentando obter respostas claras sobre o assunto, o coordenador e consultor geral das GPs respondeu algumas perguntas sobre esse tema.
Perguntas
e Respostas - Parte 01
Por: Luiz Amaral
(Consultor Geral do Projeto)
Por
que um projeto como este é necessário?
Os trabalhos de documentação e
descrição de línguas indígenas no Brasil têm produzido conhecimentos
inestimáveis sobre as estruturas linguísticas das línguas nativas brasileiras.
Contudo, esses trabalhos de natureza científica não são concebidos como
materiais ao alcance do uso por professores e alunos de escolas indígenas. O Projeto de Gramáticas Pedagógicas de Línguas
Indígenas do ProDoclin parte do conhecimento
linguístico de trabalhos acadêmicos para desenvolver materiais descritivos
sobre as línguas indígenas que possam ser facilmente usados por professores e
alunos nas escolas das aldeias. Dessa
forma, o projeto vai além da documentação e descrição, contribuindo diretamente
para a manutenção e revitalização dessas línguas minoritárias. Além de fazer
uma ponte entre o conhecimento científico e a prática em sala de aula, o
projeto também responde a uma demanda constante das comunidades para a produção
de materiais didáticos em suas línguas.
Como
é feita uma gramática pedagógica em língua indígena?
A
descrição científica de uma língua usa um conjunto de teorias para representar
as formas linguísticas que fazem parte de uma gramática descritiva. Em contrapartida, as gramáticas pedagógicas do ProDoclin apresentam as estruturas
linguísticas através de situações de uso cotidiano. Essa metodologia para
elaborar “gramáticas de uso” foi desenvolvida há várias décadas para o ensino
de línguas indo-europeias e gerou modelos consagrados como o da “English Grammar in Use” (Cambridge
University Press). Para o ProDoclin,
adaptamos a metodologia de criação de “gramáticas de uso da língua” à realidade
de cada uma das comunidades. Durante as oficinas nas aldeias, os próprios
professores indígenas criam as situações na qual as estruturas gramaticais são
empregadas e os linguistas os auxiliam na preparação de explicações e
exercícios. Dessa forma, esse material possibilita que o aluno aprenda a língua
através de narrativas, diálogos e músicas. As ilustrações das situações também
são feitas por desenhistas das próprias comunidades.
Na próxima semana veremos a parte 02 das perguntas e respostas!
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