sexta-feira, 19 de julho de 2013

Oficina de Gramática Pedagógica de Línguas Indígenas: Segundo Dia

No segundo dia (19 de Julho) de atividades da Oficina de Gramática Pedagógica os participantes falaram sobre critérios para caracterização de gramáticas pedagógicas. Na parte da tarde, os participantes iniciaram a análise de diferentes tipos de gramáticas e livros paradidáticos. A partir desta atividade, os participantes poderão nos próximos dias trabalhar com critérios claros para a elaboração das gramáticas dos projetos.
Manhã:
  1. Diferentes visões metodológicas e o papel do conhecimento gramatical.
    1. Evolução do papel das gramáticas em diferentes modelos metodológicos.
    2. Visão comunicativa (baseada no uso e função de formas gramaticais).
    3. “Input Processing” – como apresentar estruturas gramaticais.
    4. “Output Hypothesis” – a função da prática de estruturas gramaticais; modelos de exercícios:
Tarde:
  1. Definição: O que é uma gramática pedagógica?
    1. Tipos de materiais didáticos (livros didáticos vs. gramáticas).
    2. Gramáticas descritivas vs. Gramáticas pedagógicas.
  2. Tipos de abordagens de ensino e a confecção de gramáticas pedagógicas.
 Em breve, novas notícias!











(Fotos: Isabella Coutinho, Mara Santos e Elis Barros)

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