sábado, 20 de julho de 2013

Hoje dia 20, na parte da manhã, cada Projeto apresentou as avaliações de modelos de gramáticas e materiais didáticos disponíveis para ensino de línguas.
Manhã:
  1. Qual é o objetivo de uma gramática pedagógica dentro do contexto educacional indígena?
    1. Como uma gramática pedagógica pode apoiar o trabalho do professor indígena?
    2. Que tipo de conhecimento linguístico é necessário para o professor?
    3. O que queremos que o aluno aprenda?
 Tarde:

  1. Questionário sócio-linguístico-educacional.
    1. Análise de questionários existentes.
    2. Sugestões para melhoria dos questionários a partir das realidades de cada povo.
    3. Como implementar o questionário?
    4. Como o questionário pode ser usado como ferramenta de apoio para o ensino e outras atividades que visem auxiliar o uso da língua?
    5. Começar a responder às perguntas do questionário.


Jamalui Kuikuro, Korotowï Ikpeng e Angela Chagas apresentando os materiais analisados por eles...



Woubedu Karaja e Cristiane Oliveira apresentando material de ensino de língua francesa.


HORA DO ALMOÇO:




Já na parte da tarde, analisamos o modelo de questionário sociolinguistico que será aplicado nas escolas indígenas. A atividade foi realizada por cada projeto e depois apresentada ao grupo.

Projeto Ikpeng

 Projeto Wapichana
 Projeto Paresi
 Mara Santos e Márcia Kaingang
 Projeto Kawaiwete

Projeto Karaja


Isabella Coutinho e Jamalui Kuikuro


Várias propostas de adequação do questionário a cada realidade foram feitas pelos diferentes projetos. Amanhã tem mais....

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