Manhã:
- Qual é o
objetivo de uma gramática pedagógica dentro do contexto educacional
indígena?
- Como uma
gramática pedagógica pode apoiar o trabalho do professor indígena?
- Que tipo
de conhecimento linguístico é necessário para o professor?
- O que
queremos que o aluno aprenda?
Tarde:
- Questionário
sócio-linguístico-educacional.
- Análise
de questionários existentes.
- Sugestões
para melhoria dos questionários a partir das realidades de cada povo.
- Como
implementar o questionário?
- Como o
questionário pode ser usado como ferramenta de apoio para o ensino e
outras atividades que visem auxiliar o uso da língua?
- Começar a
responder às perguntas do questionário.
Jamalui Kuikuro, Korotowï Ikpeng e Angela Chagas apresentando os materiais analisados por eles...
Woubedu Karaja e Cristiane Oliveira apresentando material de ensino de língua francesa.
HORA DO ALMOÇO:
Já na parte da tarde, analisamos o modelo de questionário sociolinguistico que será aplicado nas escolas indígenas. A atividade foi realizada por cada projeto e depois apresentada ao grupo.
Projeto Ikpeng
Projeto Wapichana
Projeto Paresi
Mara Santos e Márcia Kaingang
Projeto Kawaiwete
Isabella Coutinho e Jamalui Kuikuro
Várias propostas de adequação do questionário a cada realidade foram feitas pelos diferentes projetos. Amanhã tem mais....
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