terça-feira, 29 de julho de 2014

PROGRAMA





Segunda Oficina de Gramáticas Pedagógicas em Línguas Indígenas
Luiz Amaral – Consultor do Projeto
(Saquarema – RJ)

Programa

Sábado (26/07):

·         Chegada das equipes
·         Apresentações após o jantar

Domingo (27/07): (Avaliação do primeiro ano)

·         O Projeto até aqui:
o   O que fizemos no primeiro ano?
o   Quais são os objetivos para o segundo ano?
·         Os objetivos dessa oficina.
·         Avaliação do 1o ano do projeto.
o   O que deu certo? O que as equipes conseguiram fazer nesse ano?
o   Em que áreas tivemos problemas? Que aspectos da produção das unidades têm causado problemas para as equipes?
o    O que tem que ser modificado/aprimorado/facilitado para o segundo ano?
·         Como garantir que vamos terminar as gramáticas?
o   Estabelecendo procedimentos básicos para o segundo ano.
o   A estruturas dos 8 produtos do segundo ano.
·         Unidades das Gramáticas - apresentação das equipes:
o   Modelos de “apresentação e contextualização” dos temas da gramática.
o   Modelos de “exercícios”.

Segunda (28/07): (Usando a Gramática)

·         Apresentação dos resultados do questionário sócio-linguístico-educacional nas diferentes comunidades. O que cada equipe descobriu? Como esses dados afetam os planos de integração da Gramática?
·         Como as Gramáticas Pedagógicas podem nos ajudar:
o   Ensino – dinâmicas de aula e ensino de língua.
o   Planejamento – Programas de língua para as escolas.

·         Caso haja tempo disponível começaremos a apresentação sobre o plano de aula.


Terça (29/07): (Plano de Aula – Oficina nas Aldeias)

·         O que é o plano de aula.
o   Etapas de uma aula (apresentação, prática e produção).
o   Como descrever as atividades.
o   Modos de interação.
o   Materiais didáticos, paradidáticos e de apoio.
·         Questões culturais e os planos de aula.
·         Confecção dos planos de aula.

Quarta (30/07): (Planos de aula e reflexão com participantes)

·         Manhã: Apresentação dos planos de aula.
·         Tarde: 14:00 - Reunião com Coordenadores (descanso para os Pesquisadores Indígenas).
16:15 - Reunião com Pesquisadores Indígenas (descanso para os Coordenadores)

Quinta (31/07): (Programas curriculares de Língua)

·         Bases pedagógicas para a formulação de programas de língua – como as Gramática Pedagógicas podem (ou não) ajudar.
·         Reflexão com as equipes sobre a possibilidade de se fomentar programas curriculares de língua para as etnias que participam do projeto.
·         Preparação de possíveis programas curriculares de língua.

Sexta (1/08): (Futuros Passos)

·         Apresentação dos possíveis programas curriculares de língua.
·         Preparação dos planos de ação para o segundo ano por equipe.
·         Apresentação dos planos de ação.
·         Futuras ações:
o   Diagramação e produção final dos materiais; revisão e publicação.
o   Programa de língua para o primeiro ciclo do ensino fundamental e materiais de alfabetização.
o   Criação de materiais digitais a partir do conteúdo das gramáticas.
o   Websites e divulgação por sites internacionais.

Sábado (2/08): (Encerramento)

·         Avaliação da Oficina, entrega de certificados e cerimônia de encerramento.


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