terça-feira, 29 de julho de 2014

II Oficina de Gramáticas Pedagógicas

Entre os dias 26 de julho e 2 de agosto de 2014 está acontecendo a II Oficina de Gramáticas Pedagógicas de Línguas Indígenas do PRODOCLIN na Pousada Recanto do Quati em Saquarema, RJ.

As equipes encontram-se reunidas durante sete dias, sob o comando do professor Dr. Luiz Amaral, da Universidade de Massashussets, consultor do projeto. São elas: Karajá: Leandro Lariwana Karajá, Elly Mairu Karajá, Cristiane Oliveira, e Chang Whan; Wapichana: Nilzimara de Souza Silva, Benedita André da Silva, Wendy Mary Leandro, e Joana Autuori; Ikpeng: Maria Luiza Freitas, Angela Chagas, Ingrid Lemos e Maiuá Txicão e Paresi: Glauber Romling da Silva e Moacir Franco Zomaizokie, além dos convidados Antonio Almir Silva Gomes e Ana Carolina Alves, da Universidade Federal do Amapá e Universidade de São Paulo, respectivamente.

O programa prevê inicialmente uma revisão do conteúdo tratado na oficina anterior, a apresentação e avaliação de unidades preparadas durante a primeira fase do projeto, e a avaliação da situação socio-linguística educacional dos grupos indígenas envolvidos no projeto. Em seguida, a oficina se volta para o plano de trabalho da segunda fase do projeto, que inclui a preparação das equipes para o uso das gramáticas como recurso de apoio para as aulas de língua indígena nas escolas. O professor Luiz Amaral faz o treinamento dos integrantes das equipes na elaboração de planos de aula com base no material didático desenvolvido nas unidades das gramáticas pedagógicas. O estudo voltado para a preparação de planos curriculares de ensino de línguas indígenas também está previsto nesta oficina. 




Professor Luiz Amaral fala sobre 'O Plano de Aula'




Nilzimara apresenta uma unidade da
Gramática Pedagógica Wapichana


 Integrantes das equipes dos projetos no terceiro dia de Oficina

Nenhum comentário:

Postar um comentário