O que
diferencia as gramáticas pedagógicas do ProDoclin?
Diferentemente
de outros materiais que descrevem as línguas indígenas com um foco na forma
gramatical, as gramáticas pedagógicas do ProDoclin são desenvolvidas com base
em teorias de aprendizado e aquisição de língua. O objetivo é criar um material
adequado ao aluno indígena, levando em consideração sua língua nativa e seu
processo de aprendizagem.
No contexto de línguas
indígenas, por exemplo, muitas vezes encontramos materiais chamados de
“pedagógicos” escritos totalmente em português, apenas apresentando os exemplos
na língua indígena. Didaticamente isso não faz nenhum sentido. Nenhum falante
de português no Brasil aceitaria que seu filho tivesse aulas de língua
portuguesa usando um livro escrito em alemão com apenas os exemplos em
português. Por que seria diferente com o ensino de línguas indígenas? A
abordagem usada nas gramáticas pedagógicas do ProDoclin não somente segue
teorias atuais de aprendizagem como também se adequa às diretrizes do
Ministério da Educação para o ensino de língua materna nas escolas. Sabemos que
no ensino de língua a “decoreba” de conceitos gramaticais não tem nenhum valor
pedagógico. Por isso o MEC faz recomendações explícitas sobre a necessidade de
se estudar a língua com foco no seu uso, visando melhorar as habilidades de comunicação
e expressão dos alunos. Por serem gramáticas de uso, as gramáticas pedagógicas
do ProDoclin apresentam as formas linguísticas em situações cotidianas
enfatizando a conexão entre a língua falada nas aldeias e as formas gramaticais
existentes.
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