Segunda
Oficina de Gramáticas Pedagógicas em Línguas Indígenas
Luiz Amaral – Consultor do Projeto
Luiz Amaral – Consultor do Projeto
(Saquarema – RJ)
Programa
Sábado (26/07):
·
Chegada das equipes
·
Apresentações após o jantar
Domingo (27/07):
(Avaliação do primeiro ano)
·
O Projeto até aqui:
o
O que fizemos no primeiro ano?
o
Quais são os objetivos para o segundo ano?
·
Os objetivos dessa oficina.
·
Avaliação do 1o ano do projeto.
o
O que deu certo? O que as equipes conseguiram fazer
nesse ano?
o
Em que áreas tivemos problemas? Que aspectos da produção
das unidades têm causado problemas para as equipes?
o
O que tem que
ser modificado/aprimorado/facilitado para o segundo ano?
·
Como garantir que vamos terminar as gramáticas?
o
Estabelecendo procedimentos básicos para o segundo
ano.
o
A estruturas dos 8 produtos do segundo ano.
·
Unidades das Gramáticas - apresentação das equipes:
o
Modelos de “apresentação
e contextualização” dos temas da gramática.
o
Modelos de “exercícios”.
Segunda (28/07):
(Usando a Gramática)
·
Apresentação dos resultados do questionário
sócio-linguístico-educacional nas diferentes comunidades. O que cada equipe
descobriu? Como esses dados afetam os planos de integração da Gramática?
·
Como as Gramáticas Pedagógicas podem nos ajudar:
o
Ensino – dinâmicas de aula e ensino de língua.
o
Planejamento – Programas de língua para as escolas.
·
Caso haja tempo disponível começaremos a apresentação
sobre o plano de aula.
Terça (29/07):
(Plano de Aula – Oficina nas Aldeias)
·
O que é o plano de aula.
o Etapas de uma aula (apresentação, prática e produção).
o
Como descrever as atividades.
o
Modos de interação.
o
Materiais didáticos, paradidáticos e de apoio.
·
Questões culturais e os planos de aula.
·
Confecção dos planos de aula.
Quarta (30/07):
(Planos de aula e reflexão com participantes)
·
Manhã: Apresentação dos planos de aula.
·
Tarde: 14:00 - Reunião com Coordenadores (descanso
para os Pesquisadores Indígenas).
16:15 - Reunião com
Pesquisadores Indígenas (descanso para os Coordenadores)
Quinta (31/07):
(Programas curriculares de Língua)
·
Bases pedagógicas para a formulação de programas de
língua – como as Gramática Pedagógicas podem (ou não) ajudar.
·
Reflexão com as equipes sobre a possibilidade de se
fomentar programas curriculares de língua para as etnias que participam do
projeto.
·
Preparação de possíveis programas curriculares de
língua.
Sexta (1/08):
(Futuros Passos)
·
Apresentação dos possíveis programas curriculares de
língua.
·
Preparação dos planos de ação para o segundo ano por
equipe.
·
Apresentação dos planos de ação.
·
Futuras ações:
o
Diagramação e produção final dos materiais; revisão e
publicação.
o
Programa de língua para o primeiro ciclo do ensino
fundamental e materiais de alfabetização.
o
Criação de materiais digitais a partir do conteúdo das
gramáticas.
o
Websites e divulgação por sites internacionais.
Sábado (2/08): (Encerramento)
·
Avaliação da Oficina, entrega de certificados e
cerimônia de encerramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário